Ministro do STF diz estar pronto para votar ação de impeachment de Temer

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou nesta quarta-feira (14) um ofício à presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, ressaltando liberado para julgamento em plenário, desde maio, a ação em que um cidadão pede a continuidade de um processo de impeachment na Câmara dos Deputados contra o presidente da República Michel Temer.

Segundo ele, a inserção da ação no plenário do STF está a cargo da presidente. Marco Aurélio encaminhou também uma resposta do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em que o parlamentar pede que a ação seja apreciada também pelos demais ministros. No início deste mês, o ministro cobrou do deputado o cumprimento de uma liminar emitida por ele em abril, em que determinou a continuidade do processo de impeachment contra Temer na Câmara, à época ainda vice-presidente.

Para isso, seria necessária a instalação de uma comissão especial. Em resposta, Maia declarou que, para a instalação da comissão, seria necessário que líderes da Câmara indicassem os membros do colegiado, o que até o momento não fizeram, impossibilitando o cumprimento da liminar. O presidente da Câmara pediu então que o plenário do STF julgasse a matéria.

“Em 16 de maio último, declarei-me habilitado a relatar e proferir voto no plenário do Supremo. A inserção do processo na pauta dirigida é atribuição exclusiva da Presidência do Tribunal”, escreveu Marco Aurélio no ofício. Mesmo com a cobrança, a ação só deve ser julgada no ano que vem, por conta da proximidade do recesso de fim de ano do Poder Judiciário, que começa no próximo dia 19 de dezembro.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading