Moradores de Areia Branca ganham Banco de Serviços na Administração Regional do bairro

 Moradores de Areia Branca ganham Banco de Serviços na Administração Regional do bairro

A Administração Regional (AR) de Areia Branca ampliou o atendimento à população. Agora, moradores do bairro e adjacências contam com o Banco de Serviços, que é uma extensão da Prefeitura de Lauro de Freitas, implantado na unidade. A oficialização do funcionamento do Banco, vinculado à Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ), foi realizada nesta sexta-feira (27).

O Banco de Serviços é um departamento que vai além da orientação e controle de rendas municipais, como afirmou a prefeita Moema Gramacho. “Quando a Fazenda amplia a disponibilidade de seus serviços, estamos buscando dar melhores condições ao munícipe. A implantação do Banco é uma retribuição ao povo de Areia Branca, com atendimentos localizados, para facilitar a vida do cidadão”, pontuou.

A prefeita ainda ressaltou que a região de Areia Branca está em constante crescimento e o Banco de Serviços contribuirá para atender os avanços. “Temos aqui próximo o Hospital Metropolitano, o Mercado Livre, a Via Metropolitana. Tudo isso agrega valor à localidade, aos equipamentos e aos imóveis que passam a valer mais. Os proprietários têm seus patrimônios mais valorizados. E a ampliação do serviço está em nossa meta de desenvolvimento”, completou.

Com as atividades ampliadas na AR, moradores vão encontrar no Banco os serviços de emissão de IPTU, TFF, ISS Autônomo, preços públicos e taxas, DAM dos débitos inscritos em dívidas ativas, certidões e extratos diversos, bem como consulta, levantamento e parcelamento de dívidas ativas. Também é possível atualizar endereços e encaminhar processos de alvará de funcionamento.

Para o secretário da Fazenda, Luiz Cláudio Guimarães, a implantação do Banco de Serviços reforça a presença da gestão nos bairros. “A Sefaz lançou recentemente um pacote de serviços digitais que se somam aos atendimentos presenciais. Além de todos os serviços do cotidiano do Banco, o munícipe também poderá fazer o seu recadastramento imobiliário, que garante 10% de desconto na cota do IPTU para quem atualizar seus dados até o dia 30 de setembro”, incentivou.

A vantagem do desconto de 10% na cota única do ITPU equivale a dois anos de taxas de juros em bancos financeiros, por exemplo. Segundo Luiz, o recadastramento imobiliário é um reconhecimento de que o imóvel tem um proprietário, e uma atualização de dados que permite a avaliação do valor atual do imóvel. Lauro de Freitas tem uma média de 104 mil imóveis declarados. O bairro de Areia Branca possui cerca de oito mil propriedades.

Entre outros serviços, na AR de Areia Branca também funciona uma unidade do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC). O coordenador geral da AR, Raimundo Miranda, destaca que a disponibilidade do Banco de Serviços garante mais comodidade para os moradores. “Além de Areia Branca, o Banco vai atender aos bairros de Capelão, Jambeiro, Capiarara e Barro Duro. Se antes um munícipe precisava se deslocar mais de 15 quilômetros para ser atendido, agora os serviços estão mais perto de casa”, enfatizou.

Também participaram da entrega da unidade do Banco de Serviços os vereadores Welington Negão e Erasmo Moura, e outros representantes da Prefeitura. Munícipes da região podem tirar dúvidas através do WhatsApp da Administração Regional de Areia Branca: (71) 9 9613 – 4080. Demais serviços da Sefaz ainda podem ser consultados com o atendimento virtual de Laurinha, via WhatsApp, no telefone: (71) 9 9728 – 9126.

 

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading