Novo Centro de Convenções da Bahia será na Península de Itapagipe

 Novo Centro de Convenções da Bahia será na Península de Itapagipe

O governo da Bahia anunciou que o novo Centro de Convenções de Salvador será constituído na Península de Itapagipe. A declaração foi dada pelo governador Rui Costa durante a entrega de títulos de propriedade fundiária para 1.070 famílias que moram na região dos Alagados, na manhã deste domingo, 17. A solenidade foi realizada na Escola Estadual Polivalente San Diego, no fim de linha do bairro Uruguai em Salvador.

Apesar de falar sobre a instalação do centro, o petista disse que o local ainda não foi definido. Ele informou, no entanto, que está negociando com a Marinha uma área alternativa em áreas de Itapagipe.

LF News Portal Notícias Lauro de Freitas centro converções bahia itapagipe ribeira

“Temos que colocar esta região no roteiro turístico da cidade. Acho de longe a. área mais bonita da cidade, poucas cidades do mundo têm uma baía como essa. E onde existem locais semelhantes, a área é tratada como um tesouro, um lugar muito valioso. Nós, ao longo dos anos, desprezamos esta região que também é um local com grande potencial de geração de emprego, principalmente nos esportes náuticos”, contou.

Entrega de títulos

Em Alagados, um grande grupo de moradores aguardava a entrega do título formalizado na modalidade de Escritura de Cessão sob o Regime de Aforamento Gratuito. A ação está sendo feita em parceria com o governo federal. Segundo o governo do estado, no período entre 2007 e 2015, foram emitidos e entregues na região um total de 3.412 títulos.

A parceria com o governo federal se deu por meio da concessão da posse das terras, o que deverá possibilitar a regularização de aproximadamente 30 mil unidades habitacionais em toda região de Alagados. A entrega faz parte da primeira etapa do programa de regularização fundiária do Governo do Estado, contando com um investimento total de R$ 6,5 milhões.

O governador destacou a importância da distribuição de títulos como forma de garantir a cidadania, de dar segurança às pessoas que moram em suas casas há 10, 20, 50 anos e que não tinham a regularidade de sua residência por falta de documentação. Agora, destacou, poderão acessar crédito disponível nos programas sociais na Caixa Econômica para fazer a melhoria habitacional de suas residências, o que até então não era possível.

Rui acrescentou que isso muda a vida das pessoas que receberam os títulos, por permitir, por exemplo, que uma mãe, que uma avó  transmita de forma legal a posse de sua residência para seu filho, seu neto. Também permitirá que os proprietários possam fazer melhorias nas casas de forma financiada, a custo subsidiado, e melhorar o reboco, a pintura, fazer o conserto do vazamento de sua casa financiando em 12 meses, 24 meses e até 5 anos,  conseguindo assim melhorar sua residência.

Presente ao evento, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) disse que a iniciativa do governo do estado resolve em parte a informalidade da ocupação do solo de Salvador, com o direito do verdadeiro dono ter a propriedade oficial da área onde já reside. Destacou ainda as ações de mobilidade urbana e as vinculadas à proteção das encostas de Salvador dirigidas a quem mais precisa, finalizou.

Turismo

O governador também estava acompanhado do secretário do Turismo, Nelson Pelegrino, que está demissionário, e disse que a substituição está sendo tratada com o PR e deverá ser finalizada em breve. Com informações Marjorie Moura.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading