Parada Unificada do Orgulho LGBT reforça a luta por direitos em Lauro de Freitas

 Parada Unificada do Orgulho LGBT reforça a luta por direitos em Lauro de Freitas

“Qualquer maneira de amor vale a pena, qualquer maneira de amor vale amar”. E foi assim, parafraseando Milton Nascimento, que a prefeita Moema Gramacho oficializou, neste domingo (16), o início da Parada Unificada do Orgulho LGBT de Lauro de Freitas, que desfilou pela avenida Beira Rio e culminou com shows em frente a concha acústica Roger Batera. A comemoração da diversidade humana atraiu cerca de 4 mil pessoas para o circuito. A parada unificada encerrou a programação da “Semana do Orgulho LGBT de Lauro de Freitas”.

“Parabenizo a toda equipe que organizou atividades para a semana inteira. A parada traz consigo uma reflexão importante porque coloca na ordem do dia os principais problemas que a comunidade LGBT enfrenta. É inconcebível que ainda neste século convivamos com a homofobia. Precisamos acabar com isso, e o tema que vocês escolheram, o voto consciente, é uma forma de combate”, falou a prefeita. Ainda deputada estadual, Moema, considerada uma das precursoras dos direitos humanos da comunidade LGBT, conferiu o título de Utilidade Pública ao Grupo Gay da Bahia (GGB).

Após o desfile dos trios, a multidão colorida prestigiou os shows de Festa na Cozinha e Ana Mametto. Segundo o major Fabrício Silva, comandante da 52ª Companhia da Polícia Militar, a festa da parada unificada não teve nenhuma ocorrência digna de registro. Conselho Tutelar, Juizado de Menores, profissionais da Saúde e da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP) também acompanharam o desfile.

Franklin Silva, representante da Uni-Vos (Unificação dos Movimentos LGBTs de Lauro de Freitas) agradeceu o apoio da prefeitura e secretarias. “Esta parada é uma reivindicação de direitos. Lutamos por educação, saúde, segurança e renda. Nossa semana foi maravilhosa”, declarou. Entre os dias 10 e 16 a Semana do Orgulho LGBT de Lauro de Freitas realizou seminários, concurso cultural, mostra de filmes, palestras, rodas de conversas e intervenções culturais nos bairros do Centro, Portão, Itinga e Vida Nova/Caji Caixa D’ água.

Eleita Miss Lauro de Freitas Gay 2018, Laís Fennell abrilhantou a parada. “Tenho muita gratidão por esse título. Sou laurofreitense e agora irei representar a minha cidade”, disse. Laís concorreu entre seis candidatas ao concurso nos quesitos beleza, luxo, criatividade e originalidade. Em 2019 irá representar Lauro de Freitas no Miss Bahia Gay.

Também estiveram presentes na festa Lígia Maia, madrinha da parada LGBT, Igor Mascarenhas, padrinho, Deivison Antunes, diretor do Departamento LGBT da Secretaria de Juventude (SEJU), os secretários Manoel Carlos dos Santos, da Cultura, Felipe Novaes, da Juventude, e o vereador Roque Fagundes.

Jornalista Laerte Santana

Foto Edgar Copque

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

17/09/2018

71 3288 8371

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading