PL de Naide Brito declara Patrimônio Cultural Imaterial a Trezena de Santo Antônio

 PL de Naide Brito declara Patrimônio Cultural Imaterial a Trezena de Santo Antônio

Na Sessão Ordinária desta terça-feira (22), foi aprovado o Projeto de Lei (PL) de nº 67/2019, de autoria da vereadora Naide Brito (PT), que declara como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Lauro de Freitas a Trezena de Santo Antônio de Portão. Comemorada, anualmente, de 1º a 13 de junho, no bairro de Portão, a trezena conta com a participação de centenas de pessoas há cerca de 80 anos.

“A comunidade já havia reivindicado e o padre Rogério Silva reforçou. Uma festa bonita e que tem história no município merece esse reconhecimento. Convido todos e todas para participarem deste momento que une tradição, cultura e fé”, salientou a autora do PL, Naide Brito.

Em sua justificativa, Naide Brito conta um pouco da história da Paróquia Santo Antônio e de Portão. Quem descreve parte dessa história é Zozina dos Reis Cruz, 75 anos, nascida e criada no bairro, que viu a tradição quase se perder, mas hoje se alegra com a chegada de mais uma festa ao santo. “Na minha época de mocinha tinha um senhor de nome Francisco, que tomava conta da Igreja, e tinha um grupo de pessoas que rezava a trezena”, disse.

“Portão é um bairro que tem uma particularidade bem interiorana. As famílias se conhecem, existem pessoas centenárias vivas e nascidas no bairro, como dona Alzira e seu Martins. Há uma sintonia muito amistosa entre as pessoas, independentemente de suas religiões. É bom ser de Portão. E brinco que aqui Santo Antônio não é de Lisboa e nem de Pádua. Aqui, Santo Antônio é de Portão”, brincou o Padre Rogério Silva.

Entendem-se por Patrimônio Cultural os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade.

#VereadoraNaideBrito

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading