Projeto oferece formação musical gratuita para jovens

Jovens com idades entre 15 e 25 anos e com iniciação no universo musical podem se candidatar a uma das 25 vagas do projeto Rumpilezzinho | Laboratório Musical de Jovens – ANO III. Idealizada pelo músico e educador Letieres Leite, a iniciativa partilha o método de ensino do maestro, que desenvolveu uma metodologia inédita, o UPB – Universo Percussivo Baiano e contribui para o desenvolvimento de jovens músicos e à formação de multiplicadores. As inscrições poderão ser realizadas no período de 15 a 27 de janeiro, pelo site: www.rumpilezzinho.com.br.

A realização é do Instituto Rumpilezz, contando com o patrocínio da VIVO e do Governo do Estado da Bahia, por meio do FAZCULTURA, da Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia.

Nesta terceira edição, o Rumpilezzinho promoverá a qualificação de jovens músicos, que já tenham uma base inicial de música. Além da nova turma, os jovens da turma avançada iniciam agora, um novo estágio de desenvolvimento, vivenciando a preparação para tornarem-se multiplicadores. Além de ser um espaço privilegiado de formação musical para jovens, o projeto também realizará ao longo de 2017 aulas abertas para o grande público, oportunizando que músicos de todas as idades e outras origens, possam se aproximar e conhecer o método e o projeto. O UPB é um método que observa e reflete a música decorrente da diáspora negra como recurso para a educação musical Brasileira e suas matrizes. Ao final do ano de formação que tem a duração de 9 meses, os músicos integrarão uma mostra artística final. Um total de 75 jovens serão atendidos pelo programa em 2017.

Segundo o idealizador Letieres Leite, “a experiência do laboratório Rumpilezzinho nesses dois anos tem sido extremamente gratificante e com resultados surpreendentes. Os jovens talentos já são requisitados para tocar em eventos importantes, participaram da gravação de uma música para o disco da cantora Maria Rita e são muito promissores. Neste Ano III, além de contemplar novos alunos, teremos uma turma dedicada para formação de multiplicadores do método UPB, aprimorando o aprendizado dos alunos do ano anterior, que poderão atuar em outros projetos sociais e culturais como monitores e no futuro, como educadores”.

Os candidatos devem já ter iniciação musical e prática de instrumento (harmonia, sopros, percussão e cordas friccionadas), além de disposição para trabalho em grupo. A seleção é feita mediante audição, no qual o desempenho e o perfil dos jovens é avaliado.

O objetivo do projeto é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.

Serviço

Inscrições para projeto Rumpilezzinho | Laboratório Musical de Jovens – ANO III
Jovens de 15 a 25 anos
Inscrições de 15 a 27 de janeiro, pelo site www.rumpilezzinho.com.br
Realização: Instituto Rumpilezz
Patrocínio: VIVO e Governo da Bahia, através do FAZCULTURA

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading