Salvador abre oficialmente o Carnaval nesta 5ª; confira esquema especial de serviços

 Salvador abre oficialmente o Carnaval nesta 5ª; confira esquema especial de serviços

Nesta quinta-feira, 19, a partir das 18h, a capital baiana estará oficialmente no período de festa que deve reunir cerca de 3 milhões de pessoas. A entrega da chave da cidade pelo prefeito ACM Neto para o Rei Momo Dilson Chagas acontece, no Farol da Barra, com Carlinhos Brown que irá levará o Movimento Percussivo Timbaleira Drummers. A quantidade de participantes e a dimensão do evento exige esquema especial de diversos serviços públicos nos circuitos da folia.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá disponibilizar dez módulos assistenciais por 24 horas e equipe de cerca de 1.500 profissionais. Além de médicos, enfermeiros, assistentes sociais e técnicos de enfermagem, cinco equipes de cirurgiões dentistas situadas nos módulos da Montanha, Adhemar de Barros e Farol da Barra.

No circuito Mestre Bimba, em Amaralina, o Centro de Saúde Sabino Silva será estruturado com seis leitos, das 18h à 0h, entre os dias 22 e 25. Ao longo dos circuitos, testes rápidos para Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) serão disponibilizados na Praça da Piedade (das 9h às 21h) e na Barra, próximo ao Farol (das 12 às 22h).

Confira a Lista das unidades de saúde:

Circuito Batatinha

Praça do Terreiro de Jesus – em frente à Faculdade de Medicina da Ufba

Circuito Osmar

Estacionamento de baixo – Praça Castro Alves, Ladeira da Montanha

Estacionamento de baixo – Praça Castro Alves, Ladeira da Montanha

Piedade – Praça da Piedade

Politeama – Calçada, em frente ao Orixá Center

TCA – Estacionamento do Teatro Castro Alves – Rua Leovigildo Figueira – Garcia

Circuito Dodô

Farol da Barra – Rua Professor Lemos de Brito, transversal entre a Marques de Leão e Afonso Celso

Shopping Barra -Estacionamento E5 do Shopping Barra, com acesso pela Rua Miguel Bournier

Morro do Gato – Rua José Sátiro Dias de Oliveira, subindo Shopping Barra

Sabino Silva – Local: Rua José Mirabô Sampaio, atrás do Hotel Ondimar

Ademar de Barros – Local: Avenida Adhemar de Barros, na Praça Bahia Sol, em frente à Ortoped

Transporte

Ao todo, 400 linhas de ônibus e 2.300 veículos atenderão os foliões, de acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). Das 5h às 13h, 50% dos coletivos irão circular. A partir das 13h até as 21h, 60% da frota estará em atuação. Já entre 21h e 5h, 70% da frota estará nas ruas. Do total, 90 linhas irão operar 24 horas. Dois stands da Semob e da Transalvador funcionam no Salvador Shopping e Shopping Barra para orientar os usuários.

A partir desta quinta, a secretaria ampliará o atendimento de 26 linhas na Estação da Lapa, entre 0h e 4h, período de interrupção do serviço no Metrô. Para atender os foliões da região metropolitana, a pasta criou a linha Lapa x Terminal Aeroporto que operará com 15 ônibus. A linha começa a circular nesta quinta, também no período de fechamento do Metrô.

Linhas que vão operar de 0h às 4h da manhã são:

E124  Lapa – Valéria 
E131  Bom Juá – Lapa 
E133  Lapa – Marechal Rondon 
1107-01  Terminal Acesso Norte – Tancredo Neves 
1123-01  Terminal Acesso Norte – Saboeiro/Est. Imbuí 
1146-01  Terminal Acesso Norte – Arenoso 
1133-01  Estação Acesso Norte – Pernambués 
1333-01  Estação Pirajá – Fazenda Grande1/2 Circular 
1366-01  Estação Pirajá – Castelo Branco 
1374-01  Terminal Pituaçu – Vale Dos Lagos 
1405-01  Cajazeiras 8 – Estação Pirajá 
1407-01  Cajazeiras 10 – Estação Pirajá 
1368-02  São Marcos – Lapa 
1412-01  Cajazeira 11- Estação Pirajá 
1424-01  Estação Pirajá – Fazenda Grande 4/3/2 Via Castelo Branco 
E119  Lapa – Canabrava/Nova Cidade 
E109  Mussurunga 1 – Lapa 
E110  Mussurunga 2 – Lapa 

Táxis estarão disponíveis em 17 pontos e está liberada a bandeira 2, a partir das 18h desta quinta até 12h do dia 26. Mototaxistas terão pontos no Politeama, Praça Cairu, Vale do Canela, e nas avenidas Centenário, Anita Garibaldi e Oceânica. A Semob disponibilizou uma tabela de referência para preços de corridas de táxis no site.

Os pontos de taxi são:

1. Vale do Canela (viaduto Menininha do Gantois);
2.  Politeama de Cima (Colégio Ideia);
3. Av. Joana Angélica (Colégio Central);
4. Praça Cairu (em frente ao Elevador Lacerda);
5. Rua do Tijolo (ao lado viaduto da Sé);
6. Av. da França (próximo ao galpão 7 – Codeba);
7. Ladeira do Taboão (próximo à praça do Pelourinho);
8. Rua Gabriel Soares (perpendicular à ladeira dos Aflitos);
9. Terminal da Barroquinha (ao lado do posto policial);
10. Av. Centenário (retorno próximo à rua Airosa Galvão);
11. Estação da Lapa (parte interna);
12. Porto da Barra (próximo ao Hotel Sol Barra)
13. Rua Edgar da Mata (perpendicular à Av. Ademar de Barros);
14. Av. Garibaldi (esquina com a rua Agnelo de Brito);
15. Ondina (próximo ao ISBA);
16. Rua Afonso Celso;
17. Rua Nossa Senhora de Fátima (em frente ao Teatro Isba), onde ficarão táxis especiais da Comtas e Cometas.

Tanto o Elevador Lacerda (das 6h desta quinta até 12h do dia 26) quanto o plano inclinado Liberdade-Calçada (das 7h às 22h) funcionam nos seis dias de festa. O plano inclinado Gonçalves funciona nesta quinta e sexta, das 7h às 18h30, e no sábado, das 7h às 13h. O Pilar irá operar nesta quinta e sexta, das 7h às 18h. Ambos retomam as atividades na Quarta-feira de Cinzas ao meio-dia. Todos os equipamentos têm entrada gratuita durante o Carnaval.

Expresso

Uma outra opção para acessar ao circuito é o Expresso Carnaval que conta com 55 ônibus que saem dos shoppings Salvador, Norte e Paralela a cada 20 minutos, das 13h às 6h. A viagem custa R$ 12. Os ônibus saem do Salvador shopping para Ondina e Barra, do Norte Shopping para a Barra e avenida Anita Garibaldi e do Shopping Paralela para a Barra.

Para chegar ao circuito Batatinha, no Pelourinho, a opção é a linha Aeroporto-Praça da Sé e Rio das Pedras- Praça da Sé. Os pontos provisórios de ônibus e as linhas alternativas estão listadas no site.

O Metrô funciona, normalmente, das 5h à meia-noite, todos os dias. As estações Lapa e Campo da Pólvora são as mais próximas dos circuitos da folia. De acordo com a CCR Metrô Bahia, de 22 a 26 de fevereiro, o metrô vai funcionar entre 4h30 a 1h30 para embarque na Estação Lapa. Até as 4h50 e depois da meia-noite, as demais estações funcionam apenas para desembarque.

Os terminais de ônibus integrados vão antecipar o início das atividades para as 4h. Quem quiser integrar o metrô com o carro, pode utilizar o estacionamento privado, no Terminal de Ônibus Pituaçu. A operação normal funciona das 5h à meia-noite, todos os dias. Até as 4h50 e depois da 00h, as demais estações funcionam apenas para desembarque.

Para a circulação de veículos, na Graça, Vale do Canela, Barra, Av. Centenário e Ondina são algumas regiões com vias bloqueadas, desvios e alterações da Zona Azul. As mudanças estão no site.

Confira as zonas de restrição de acesso veicular apenas para carros cadastrados:

Zona Roxa 1 – Graça: Rua Manuel Barreto, Av. Princesa Isabel, Rua Oito de Dezembro, Ladeira da Barra, Largo do Porto da Barra e transversais. Acesso – Vale do Canela, Av.Euclides da Cunha e/ou Rua da Graça e Av. Centenário, conforme local da residência.

Zona Roxa 2 – Barra: Av. Centenário, sentido Orla, área do Jardim Brasil, Rua Miguel Burnier, Rua Oscar Carrascosa, Rua Marquês de Caravelas e transversais até a Rua Bernardo Catharino. Acesso – Av. Centenário, Vale do Canela, Av. Euclides da Cunha e/ou Rua da Graça.

Zona Vermelha 3 – Barra: Av. Sete de Setembro, a partir da Rua Barão de Itapuã, Farol da Barra, Av. Oceânica, do Farol à Rua Marquês de Caravelas (Barra Center), Av. Almirante Marques de Leão, Rua Afonso Celso, Morro do Gavazza e ruas transversais. Acesso – Vale do Canela e Av. Euclides da Cunha e Av. Centenário.

Zona Vermelha 4 – Barra: Av. Oceânica, da Rua Marquês de Caravelas (Barra Center) ao Morro da Aeronáutica. Acesso – Av. Centenário (mediante condição da via).

Zona Vermelha 5 – Ondina: Av. Oceânica e transversais do lado da praia, a partir da Rua Morro do Escravo Miguel à Av. Adhemar de Barros. Acesso – Curva da Paciência / Av. Oceânica (mediante condição da via).

Zona Vermelha 6 – Ondina: Via Marginal à Av. Oceânica (Av. Pres. Vargas, Rua Oswaldo Ribeiro). Acesso – Curva da Paciência / Av. Oceânica / Av. Centenário (mediante condição da via).

Zona Amarela 7 – Ondina/Barra: Av. Centenário, sentido Barris e vias transversais, incluindo Morro do Gato, Morro do Ypiranga, Rua Sabino Silva, Largo do Camarão, Rua José Mirabeau Sampaio, Rua Álvaro Augusto da Silva, Rua Dr. João Garcês Fróes e Rua Professor Clementino Fraga. Acesso – Av. Centenário.

Zona Marrom 8 – Ondina: Rua Prof. Edgar da Mata, Av. Adhemar de Barros e vias transversais à direita, sentido Orla. Acesso – Av. Anita Garibaldi/Av. Adhemar de Barros.

Zona Marrom 9 – Rio Vermelho / Ondina: Av. Oceânica, da Curva da Paciência à Av. Adhemar de Barros, incluindo todas as transversais. Acesso – Curva da Paciência / Avenida Oceânica.

Zona Verde 10 – Corredor da Vitória: Lado direito do Campo Grande, até o acesso ao Vale do Canela e vias transversais. Acesso – Av. Euclides da Cunha e Rua da Graça.

Zona Verde 11 – Campo Grande e Largo Dois de Julho: Campo Grande (rua do antigo Cruz Vermelha), Av. Sete de Setembro, entre a Rua Banco dos Ingleses e o edifício Mansão Morada dos Cardeais, Largo Dois de Julho e vias transversais. Acesso – Av. Contorno.

Zona Verde 12 – Campo Grande e Canela: Canela, Campo Grande, a partir do acesso ao Vale do Canela, Rua Araújo Pinho e adjacências. Acesso – Vale do Canela, Viaduto Menininha do Gantois ou Rua Basílio da Gama.

A circulação de veículos será livre nas zonas de restrição nos seguintes períodos:

Das 6h às 11h* – nas zonas vermelha e verde
Das 6h às 15h* – nas zonas roxa, amarela e marrom
*Após esses horários, somente carros com a credencial de morador da respectiva área poderão circular na subzona permitida, a depender das condições da via
Zona Azul – Serão oferecidas aproximadamente 2.600 vagas de Zona Azul próximas aos circuitos (confira abaixo)

  1. Avenida Anita Garibaldi, nos dois sentidos;
  2. Rua Agnelo de Brito;
  3. Avenida Estados Unidos;
  4. Avenida da França;
  5. Rua Portugal;
  6. Rua da Conceição da Praia;
  7. Rua da Mouraria;
  8. Rua do Salete;
  9. Ladeira do Salete;
  10. Rua Prof. Hugo Baltazar da Silveira;
  11. Rua José Leonídio de Sena;
  12. Ladeira de Santana;
  13. Ladeira da Praça, ambos os lados;
  14. Avenida Vale dos Barris;
  15. Rua Comendador José Alves Ferreira;
  16. Rua Prof. Paulo Almeida;
  17. Ladeira da Fonte;
  18. Rua Prof. Aristides Novis;
  19. Av. Reitor Miguel Calmon;
  20. Travessa do Tijolo;
  21. Avenida J. J. Seabra.

Rotas de emergência no Circuito Dodô (Barra/Ondina):

Av. Marques de Leão, Rua Marquês de Caravelas, Alameda Antunes, Av.
Princesa Isabel, Av. Reitor Miguel Calmon (Vale do Canela).

Av. Oceânica, Rua Airosa Galvão, Av. Centenário.

Largo do Camarão, Rua Ranulfo Oliveira, Av. Centenário.

Av. Oceânica, Curva da Paciência, Av. Garibaldi.

Rotas de Emergência no Circuito Osmar (Centro) e Batatinha (Centro Histórico):

Largo do Campo Grande: viaduto Menininha do Gontois, Av. Reitor Miguel
Calmon (Vale do Canela).

Largo do Campo Grande: rua Leovigildo Filgueiras, praça Lord Cochrane,
Av. Vasco da Gama.

Rua Forte de São Pedro: rua Politeama de Baixo, Av. Vale dos Barris.

Av. Sete de Setembro: praça da Piedade (Igreja de São Pedro), rua Direita da
Piedade, rua do Salete, rua General Labatut, rua Mesquita dos Barris, praça
João Mangabeira (Barris).

Praça Castro Alves: rua D’Ajuda, ladeira da Praça, Av. J.J. Seabra, ladeira
de Santana.

Praça Castro Alves: ladeira da Montanha, rua Pinto Martins, rua Miguel
Calmon.

Terreiro de Jesus: praça da Sé, Rua José Gonçalves, ladeira da Praça, Av. J.J.
Seabra, ladeira de Santana.

Largo do Pelourinho: rua Padre Augustinho, Av. J.J. Seabra, ladeira de
Santana.

Aplicativos

Veículos de aplicativos só podem embarcar ou desembarcar nos seguintes locais: Av. Centenário (R. Djalma Ramos), Av. Anita Garibaldi (acesso à Federação), R. da Paciência, R. do Salete (Faculdade Cairu), R. da Graça, a partir da R. da Flórida, Ladeira da Praça, a partir da R. do Tesouro, Vale do Canela (Ufba), sentido Garibaldi, e Av. Princesa Leopoldina (Perini).

Os foliões contarão com o Observatório da Discriminação Racial, LGBT e Violência Contra a Mulher no Campo Grande que terá seis mirantes na Piedade, Castro Alves, Casa de Itália, Farol da Barra, Antigo Clube Espanhol e Barra Center. A população pode registrar ocorrências pelo Whatsapp (71) 98622-5494.

Fiscalização

De acordo com a  Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), a pasta realizará fiscalizações ao longo da folia. Serão 195 profissionais, entre engenheiros de segurança e ambiental, arquitetos, técnicos, fiscais e pessoal de apoio, ficando em regime de plantão 24 horas em quatro postos. Já a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), informou que atuará com um efetivo de 960 profissionais no ordenamento do espaço público, na organização e distribuição dos ambulantes, e na fiscalização do comércio de produtos proibidos e o uso de recipientes de vidro ou servidos em espetos.

Segurança

A Guarda Civil Municipal (GCM) atuará com aproximadamente 950 agentes. Já de acordo com o governo do estado, 27 mil profissionais da segurança pública devem atuar na festa.  A Secretaria de Segurança Pública (SSP), terá 70 postos distribuídos. Câmeras espalhadas pelos circuitos, auxiliarão os profissionais. Quarenta e dois portais de abordagem foram montados para dar acesso à festa. Treze postos integrados da Polícia Civil, sete centrais de flagrante, três postos do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), quatro postos da Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI), três postos do Departamento de Atendimento à Mulher (Deam), um posto na sede da Polícia Civil e um posto de atendimento às vítimas de racismo e outros delitos de intolerância, também farão parte da operação. O Corpo de Bombeiros contará com 1,7 mil agentes na festa.

No mar, de acordo com a  Coordenação de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar),  todo seu efetivo atuará ao longo da festa. Serão 237 salva-vidas entre Jardim de Alah e Ipitanga. Pelo menos sete postos móveis deverão funcionar em tempo integral na região.

Os foliões contarão com o Observatório da Discriminação Racial, LGBT e Violência Contra a Mulher na praça do Campo Grande, além de mais seis mirantes que ficarão na Piedade, Castro Alves, Casa de Itália, Farol da Barra, antigo Clube Espanhol e Barra Center. Essas estruturas farão registro e encaminhamento de situações de ato racista ou violência contra a mulher e LGBTs. A população pode registrar ocorrências nos canais de  no Whatsapp (71) 98622-5494.

De acordo com a  Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), dois postos de informações e apoio ao turista, começam a funcionar nesta quinta e permanecem até o dia 25. O posto próximo ao Elevador Lacerda funcionará das 8h às 17h. O outro, será no Terminal Marítimo.

De acordo com a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps),  três camarotes foram montados para idosos e pessoas com deficiência. As estruturas vão funcionar em horários distintos a depender do circuito. Campo Grande: 12h às 20h – 60 pessoas por dia – idosos;  Piedade: 12h às 21h – 130 pessoas por dia – pessoas com deficiência; Ondina: 17h às 3h – 120 pessoas por dia. A inscrição para ter acesso às estruturas já foram encerradas.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading