Semana da Cultura de Lauro de Freitas será aberta nesta terça-feira (5)

 Semana da Cultura de Lauro de Freitas será aberta nesta terça-feira (5)

A Semana da Cultura Nacional de Lauro de Freitas será aberta nesta terça-feira (5) e segue até a próxima sexta-feira (8), com exposições de artes, bate-papos, visita guiada e apresentações diversas. Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), a atividade que comemora o Dia Nacional da Cultura da língua portuguesa e do cinema brasileiro, será realizado no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão.

Entre os dias 5 e 8, das 9h às 14h, o público vai encontrar no Terminal Turístico a exposição de artes com quadros africanos (Mestre Sivú), esculturas em madeira, metal e fibra (professor Paranhos, Marconi Nogueira, Marcelo Gomes e Ana Carvalho), máscaras em papietagem (Flora Lee), óleo sobre tela (Nilson Carvalho e Débora Fontes) figurinos e vestimentas (Bloco Afro Bankoma e Cangaceiros de Ipitanga).

A culminância da Semana da Cultura Nacional, ponto alto da programação, na sexta-feira (8), a partir das 13h, será iniciada com uma visita guiada no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão. As 13h30, o historiador Gildásio Freitas fará um bate-papo sobre “A importância da Cultura Local”. O grupo de capoeira, liderado pelos mestres Regi, Didico e Gerson, se apresenta às 14h.

Em seguida, a Cia Municipal de Teatro Amador entra em cena. Já o grupo cultural Afro Azânia marca presença por volta das 15h, seguida do grupo Fuscão do Samba. Os livros “Vidas Trincadas” de Jorge Barros de Souza, “De Ipitanga a Lauro de Freitas. Narrativas Históricas do Povo Ipitanguense”, de Gildásio Freitas e Tássio Simões Cardoso, e o cordel “A Grande Lona” de Gildásio Freitas, serão lançados às 16h.

A apresentação da Fanfarra Escola Lagoa dos Patos vai começar às 16h30. Na sequência será realizado o dialogo “Panorama do Cinema Brasileiro” com o comunicador e cineasta Pola Ribeiro, a atriz e produtora cultural laurofreitense Tina Tude, e produtor cultural Gustavo Busson.

No encerramento, às 18h, será exibido o filme Barravento, primeiro longa-metragem dirigido por Glauber Rocha, de 1962, que teve a praia de Buraquinho, em Lauro de Freita, como cenário.

Jornalista Laerte Santana

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

04/10/2019

71 3288 8371

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading