Treze municípios discutem em Lauro de Freitas “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI”

 Treze municípios discutem em Lauro de Freitas “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI”

Com a participação de 13 municípios da Bahia, a 5ª Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa Idosa será aberta nesta quinta-feira (25), às 15h, no auditório da Faculdade Unime, em Lauro de Freitas, tendo como tema central “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI”. Participam os municípios de Camaçari, Candeias, Dias d’Ávila, Itaparica, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, Salvador, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho, Vera Cruz e Lauro de Freitas.

Para a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania de Lauro de Freitas, Huldaci Santana, a oportunidade de sediar a etapa territorial da conferência é o reconhecimento do esforço desenvolvido pelo município na atenção a pessoa idosa, além de ser um marco no fortalecimento das políticas públicas.

“Muitas vezes a efetividade das ações são comprometidas quando não se pensa a política pública olhando a nossa realidade em relação ao futuro. Lauro de Freitas tem fortalecido a atenção à pessoa idosa inclusive por ter uma gestora que, sabendo desse crescimento, criou no município um departamento específico para esse público e incluiu, no plano municipal, metas que envolvem promover e garantir direitos como cultura, saúde e lazer”.

A Conferência é organizada pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, em parceria com a Prefeitura e demais municípios, e apoio do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso e da Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social.

A 5° Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa Idosa será aberta com manifestações culturais que representam vários municípios, às 15h do dia 25, e a participação da gerontóloga Marcela Silva, da enfermeira Carla Feio, e representantes da Asaprev Marcos Barroso, e da Sindinapi, Nilson Bahia. Entre os temas a serem abordados estão Direitos Sociais da Pessoa Idosa, Acesso a Saúde, Lazer e Cultura, Previdência social e Aposentadoria, e O Papel dos Conselhos de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. A Conferência segue com debates no dia 26, a partir das 8h, encerrando com a plenária.

Jornalista Mariana Cedrim

24/04/2019

71 3288 8371

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading