Uber recebe críticas por ocultar fator multiplicador da tarifa dinâmica

A Uber tem sido criticada nas redes sociais por não mostrar mais, no aplicativo, os fatores multiplicadores da tarifa dinâmica (cobrada quando a oferta é menor que a procura). Desde o início de novembro, a empresa vem substituindo a informação como “1.9X” ou “2.4X”, por exemplo, por frases como “preços um pouco mais altos do que o normal” ou “preços muito mais altos do que o normal”.

Usuários reclamam da falta de transparência do novo layout. “Por que tiraram o ícone avisando da tarifa dinâmica? Por que não pergunta mais se o passageiro aceita mesmo assim a corrida?”, questionou, ontem, uma usuária no Twitter. “Por que o aplicativo novo não mostra mais a tarifa dinâmica? Que vergonha! Falta de transparência”, disse outro, na última segunda-feira.

Além de não mostrar mais o fator multiplicador, a empresa também desabilitou a função “avise-me do término do preço dinâmico”, que informava ao usuário quando a tarifa dinâmica terminava e retornava o valor normal. Em nota, a Uber alegou que a mudança foi feita para que o aplicativo “fique o mais simples e objetivo possível para os usuários” e que sempre procura “informar os usuários do Rio de Janeiro sobre os preços de suas viagens com antecedência, inclusive quando o preço dinâmico está vigente”.

Em nota, o Procon Estadual afirmou que a mudança não fere o direito do consumidor à informação porque o preço da corrida, estimado ou fechado, é informado com clareza antes de o cliente decidir se vai aceitar ou não.Confira a nota do Uber, na íntegra:

“Estamos sempre buscando maneiras de melhorar a experiência das pessoas com a Uber e isso inclui aprimorar e modificar o aplicativo para fazer com que ele fique o mais simples e objetivo possível para os usuários. Sempre procuramos informar os usuários do Rio de Janeiro sobre os preços de suas viagens com antecedência, inclusive quando o preço dinâmico está vigente.

No caso de cidades em que está disponível o preço pré-definido, os usuários sabem antecipadamente qual será o preço exato das suas viagens. Nestes os casos, o usuário é informado de que está pagando um valor mais alto.

Vale lembrar que o preço dinâmico é aplicado quando a demanda por viagens aumenta, para incentivar que mais motoristas se conectem ao aplicativo e assim os usuários tenham um carro sempre que precisar. Quando a oferta sobe, os preços rapidamente voltam ao normal.

O mecanismo do Preço Dinâmico ajuda a equilibrar a oferta e a demanda, pois incentiva os motoristas a estarem disponíveis, por exemplo, após o fechamento de bares no sábado a noite ou durante uma tarde chuvosa. Assim, nossos usuários podem confiar que não ficarão na mão”.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading