Vacinação contra sarampo e poliomielite para crianças começa dia 6 em Lauro de Freitas

 Vacinação contra sarampo e poliomielite para crianças começa dia 6 em Lauro de Freitas

A Prefeitura de Lauro de Freitas realiza entre os dias 6 e 24 de agosto a vacinação contra a poliomielite e o sarampo, com o dia “D” de mobilização, marcado para o sá a bado do dia 18. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (Sesa), a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (DIVEP) já disponibilizou ao município doses suficientes para a vacinação no município.

Durante a campanha, que é nacional, devem ser imunizadas crianças de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias e as doses estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, de 8h às 16h.

Contra o sarampo será aplicada a vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. Já contra a poliomielite, ou paralisia infantil, será administrada a vacina oral, em gota. A campanha visa imunizar crianças que ainda não tomaram a dose ou não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, mantendo assim elevada a cobertura vacinal para redução dos riscos de reintrodução destas enfermidades no país.

De acordo com o Ministério da Saúde, o vírus da poliomielite, uma doença infectocontagiosa grave e que provoca danos irreversíveis, foi erradicado no Brasil na década de 1990. Quanto ao sarampo, em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo. O alerta veio com surto da doença registrado em Roraima e no Amazonas, além desses estados, casos isolados e relacionados à importação foram identificados em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading