Valorização da vida é foco do Maio Amarelo em Lauro de Freitas

 Valorização da vida é foco do Maio Amarelo em Lauro de Freitas

Educação, consciência e valorização da vida. Essas foram as principais mensagens das autoridades que participaram da cerimônia de abertura do Maio Amarelo, em Lauro de Freitas, na noite desta quarta-feira (2). A atividade foi ponto de partida das ações que serão realizadas pela Prefeitura através da SETTOP – Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública este mês. O Movimento Maio Amarelo foi instituído pela ONU como o período de ações para reduzir o número de acidentes de trânsito.

“Toda ação que realizamos no município está ligado ao respeito no trânsito. Viadutos, passarelas, a via metropolitana que está em fase de finalização, são obras de respeito à vida. Se não só no Maio Amarelo, mas a cada dia, conseguirmos salvar vidas atingimos nosso objetivo maior”, destacou o secretário da SETTOP, Olinto Borri. O gestor também fez questão de homenagear servidores de cada setor da pasta que se dedicaram de maneira especial à execução do Maio Amarelo no município.

Para o diretor de Educação do Detran, Carlos Moura, o Maio Amarelo é o momento de falar da vida e da necessidade de cada indivíduo contribuir para que essa realidade de altos índices de acidentes mude no país. “Foram 41.151 vítimas de acidentes de trânsito em 2017. Precisamos fazer um esforço conjunto. Cada um de nós deve funcionar como um vírus que contamina quem está ao nosso redor com a consciência da prudência”.

Representando a prefeita Moema Gramacho, o secretário de Administração destacou a importância de se estabelecer uma relação de respeito com as pessoas e a convivência nos espaços públicos como é o trânsito. “Sabemos o quanto é difícil educar para o trânsito. Parabenizo o secretário Olinto e toda equipe da SETTOP pelo trabalho desenvolvido. Que o Maio Amarelo contribua para que tenhamos uma cidade mais justa, em que cada pessoa que esteja nas ruas tenha em si o sentimento de respeito pelo próximo.”

A senadora Lídice da Mata e o tenente da 52ª CIPM de Lauro de Freitas, Jorge Bahia, também participaram da solenidade. “A prefeita Moema Gramacho tem inaugurado novos projetos para o trânsito de Lauro de Freitas e tenho acompanhado todas estas iniciativas. Que tenhamos sucesso nesta campanha que se inicia para que possamos ter um país onde a vida seja mais valorizada”, frisou a senadora.

O Maio Amarelo tem uma programação ampla de atividades no município. O ponto alto é a Caminhada Pela Paz no Trânsito, que acontece neste sábado (5) a partir das 7h30. A concentração será na Praça da Matriz, de onde os participantes, vestidos de brancos, levarão a mensagem #NósSomosoTrânsito – tema do Maio Amarelo este ano – pelas ruas da cidade até a Praça das Orquídeas, em Vilas do Atlântico.

O Trânsito para os Idosos

Em parceria com a SETTOP, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania- SEMDESC vai realizar atividades do Maio Amarelo direcionada para os idosos. Entrega de rosas artesanais a motoristas e cobradores, atividade de capacitação e conscientização dos profissionais municipais que trabalham com o público de maior idade, além de emissão do passe do idoso para o transporte estão na programação.

“Nosso objetivo é sensibilizar as pessoas para que tratem o idoso da maneira digna que merecem, respeitando seus direitos. Agradecemos ao secretário Olinto que abriu as portas desta parceria colocando à nossa disposição mais um canal de diálogo sobre essa temática”, enfatizou a diretora do Departamento da Pessoa Idosa da SEMDESC, Solange Santana.

Confira a programação:

04/05 – Painel Colaborativo – (Settop)

Um painel será instalado na Settop para que os servidores coloquem em um post-it o seu comprometimento para um trânsito mais seguro.

05/05 – Caminhada pela Paz no Trânsito

Concentração: 7h30 – Saída da Praça da Matriz e chegada na Praça das Orquídeas (Praça da Settop)

08/05 – Blitz com apoio da Polícia Rodoviária Federal – com Cinebus

09/05 – Atividade em Escola Municipal

10/05 – Exibição de filmes no CineLaura – 18h – Itinga

De 14 à 19/05 – Stand para credenciamento de estacionamento para idosos e deficientes.

Local: Shopping Estrada do Coco.

Horário: 09h30 às 16h

15/05 – Blitz com apoio da Polícia Rodoviária Federal – com Cinebus

16/05 – Atividade em Escola Municipal

17/05 – Exibição de filmes no CineLaura – 18h Vilas do Atlântico

19/05 – Blitz Educativa – Base

23/05 – Atividade em Escola Municipal

23/05 – Panfletagem no Cineteatro

Horário: 14h – Participação no Evento: Show da Mente

24/05 – Exibição de filmes no CineLaura – 18h – Portão

29/05 – Encerramento, 18h. Unime – Palestras

Reabilitação de pessoas com lesão decorrentes de acidentes de trânsito com técnicos do Hospital Sarah.

– Provítimas.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading