Escritoras da rede municipal de ensino divulgam suas obras

 Escritoras da rede municipal de ensino divulgam suas obras

Três escritoras da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas visitaram a sede da Secretaria de Educação (Semed), na manhã desta terça-feira (17). As educandas Miriã Miranda de Macedo, 10 anos, e Luna Sant’ Ana de Oliveira, 11 anos, que estão se transferindo da Escola Municipal Tia Lúcia para a Escola Municipal Pedro Paranhos, ingressando no 6º ano do Ensino Fundamental, e Miriam Senna Santana, 9 anos, que passou para o 4º ano e permanece na Tia Lúcia, discutiram sobre suas obras, publicadas este ano pela Editora Estante Mágica, com colaboradores do Departamento de Diversidade e Inclusão da Coordenação da Educação Básica.

As autoras representam os 200 educandos da Escola Municipal Tia Lúcia que participaram do projeto ‘Ler e escrever é um presente divertido’, realizado pela unidade. “O projeto propõe que os estudantes escrevam sobre uma temática definida durante a pré-jornada da escola”, disse a coordenadora pedagógica Nildélia Souza Silva. Neste ano, o tema foi ‘Tecendo memórias sobre Artêmio Luz’.

Miriã de Macedo produziu dois livros: ‘A bibliografia de Artêmio Luz’, ilustrado por sua colega Emanuele Ramos, e ‘A amizade’, com texto e ilustração próprias, falando de sua relação com seus colegas da escola e com seu animal de estimação. Já Luna de Oliveira escreveu e ilustrou uma obra sobre a vida de Artêmio e outra autobiográfica, intitulada ‘Eu, a minha família e o meu sonho’. Miriam Senna escreveu e ilustrou sua obra referente à temática do projeto e outra autobiográfica, denominada ‘A menina sonhadora’.

“O mais importante nisso tudo é que o nosso pensamento vai longe na criação de um livro”, disse Miriam Senna. Luna de Oliveira fala sobre a importância da publicação. “Eu já tinha escrito um livro, mas não tive a oportunidade de publicar”. Por fim, a escritora Miriã de Macedo diz que “a publicação do livro é importante para estimular outras crianças a escreverem também seus próprios livros”, afirmou.

Conforme relata a coordenadora pedagógica da unidade, a escolha da temática visou aproximar os educandos de personalidades locais que exercem atividades sociais. “Geralmente nossos ídolos são pessoas tão distantes da gente e temos em nosso entorno, cidadãos que são importantes referências na cultura local”, disse Nildélia Silva. “Essa é uma forma de construção de conhecimentos sobre a cultura do município, o que permite a atualização da memória coletiva”, frisou.

Durante o ano, os alunos participam de atividades voltadas para a coleta e análise de dados e informações sobre a temática, como entrevistas e seminários. Após este processo, cada educando escreve e ilustra suas obras. Após a conclusão dos trabalhos pelos alunos, a escola faz a revisão e envia os produtos para a Editora Estante Mágica. Nildélia afirma que o objetivo da escola é utilizar os livros produzidos pelos educandos como material didático.

O projeto ‘Ler e escrever é um presente divertido’ existe há mais de 10 anos, mas a publicação dos livros só começou a ocorrer no ano passado. Estante Mágica é uma editora moderna que permite a produção customizada de livros infantis. Os exemplares ficam disponíveis no site da empresa para quem quiser comprar. Geralmente os pais dos educandos compram a quantidade de livros que quiserem, mas a aquisição do livro não faz parte da atividade.

ASCOM PMLF/SEMED

LF 18/12/2019

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading