Ministério da Saúde renova certificação de Santas Casas na Bahia

O Ministério da Saúde concedeu o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), na área de saúde, a 15 Santas Casas e Hospitais Filantrópicos da região Nordeste do Brasil entre junho e julho deste ano. Dentre as Santas Casas localizadas no Estado da Bahia estão a Liga Bahiana Contra o Câncer, a Associação Obras Irmã Dulce, localizadas em Salvador; a Casa de Reintegração Social, localizada em Barreiras; a associação de proteção à maternidade e à infância, em Pojuca; a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, localizada em São Félix; a Santa Casa de Misericórdia, em Itabuna e a Pro Matre, em Juazeiro.

As instituições cumpriram os requisitos necessários, oferecendo ao Sistema Único de Saúde (SUS) pelo menos 60% de prestação dos serviços com base nas internações hospitalares e atendimento ambulatoriais, além do cumprimento de metas pré-estabelecidas que melhoram o atendimento à população.

O certificado dá isenção nas contribuições sociais e podem celebrar, entre outras coisas, convênios com o poder público com menos burocracia. “Estamos trabalhando no fortalecimento das santas casas e hospitais filantrópicos, com foco na qualidade da gestão do SUS e na melhoria do acesso aos serviços. Isso potencializa as ações para estruturação das Redes de Atenção à Saúde e beneficia milhões de brasileiros”, destacou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Atualmente, a rede hospitalar beneficente é responsável por 37,98% dos leitos disponíveis no SUS, distribuídos em 6,3 mil estabelecimentos no país. Do total, 1,7 mil são hospitais beneficentes que prestam serviços SUS e aproximadamente mil são os municípios cuja a assistência hospitalar é formada somente por santas casas e hospitais filantrópicos. São 5,6 mil requerimentos de certificado realizados atualmente, sendo que 36,51% estão em análise, 63,49% são processos concluídos e 84,85% são processos que tiveram os pedidos deferidos.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading